Aqui tem um pouco da minha História, Conheça também o Brasão das Famílias "Sant'Ana"  &  "Matos"


 

Significado do Nome Sant'Ana

Santana: Significa "Santa Ana", "avó de Cristo" ou "santa abençoada".

 Santana é um nome tradicional de família, originário da Península Ibérica (Portugal e Espanha), além da Itália. A versão portuguesa do nome teria surgiu a partir de uma homenagem à mãe da Virgem Maria (Santa Ana ou Hannah, em hebraico), ou seja, a avó de Jesus Cristo, de acordo com os relatos religiosos. 

  • Na tradução do hebraico, hannah significa "cheia de graça" ou "abençoada".
  • Alguns estudiosos acreditam que este tenha sido um nome de origem toponímica, onde as primeiras famílias a adotaram Santana teriam se baseado em locais ou referências geográficas com este nome.
  • Outra teoria sugere que este nome tenha se popularizado como uma homenagem à figura de Santa Ana, avó de Jesus Cristo.
  • Antigamente, era comum uma criança receber o nome do santo que era comemorado no dia de seu nascimento. Assim sendo, aqueles que nascessem em 26 de julho (dia de Santa Ana), provavelmente seriam batizados com este nome. 
  • Devido as diversas possibilidades de origem, o sobrenome Santana não tem apenas uma linhagem familiar.
  • Originalmente, as versões mais utilizadas do nome eram Sant'Ana e Sant'Anna, que ainda são comuns, principalmente na Itália e Espanha. 

O passado é contrastado com o presente. Está relacionado com um aglomerado de eventos que aconteceram num certo ponto do tempo, dentro do contínuo do espaço-tempo. A concepção acima descrita está relacionada com a teoria da relatividade de Albert Einstein. O passado é o objecto de vários campos como, por exemplo, a história, arqueologia, cronologia, geologia (geologia histórica), linguística histórica, direito, paleontologia e cosmologia.

Os humanos gravaram o passado desde tempos longínquos e uma das características dos seres humanos é que eles conseguem gravar o passado, recordá-lo, mencioná-lo e confrontá-lo com o estado atual das coisas, assim conseguindo planear o futuro e teorizá-lo também.

Penso em um dia não muito distante relatar aqui este passado que muito me lembro desde 1970 até os dias de hoje. Aguarde!!!

Você que faz parte dessa história junto comigo, me escreva contando a sua versão com datas aproximadas que será atualizada junto com a minha.

Mande tudo para  psvinhos@bol.com.br

Paulo Ricardo de Matos Sant'Ana


 Não se morre quando se é amado, ficamos eternizados nas lembranças nos ensinamentos nas brincadeiras. O amor tudo pode, só ele é capaz de manter vivo quem amamos.

Este espaço é dedicado aqueles amigos(a) e amados(a) que hoje não mais se encontram entre nós, mas, que deixaram ensinamentos e conhecimentos que aqui tentarei contar e compartilhar.

Segue abaixo um breve resumo, que ao clicar tentarei mostrar e contar a História de quem deixou saudade.